Novidades

Tratamento das Varizes com Espuma Ecoguiada

Dentre as opções terapêuticas que seguem o princípio de menor agressão e retomada das atividades cotidianas quase que imediatamente após a intervenção, vem ganhando destaque o tratamento através de escleroterapia ecoguiada com espuma.

A doença venosa crônica, caracterizada pelas varizes dos membros inferiores, é uma doença muito frequente na população e causa importante de incapacidade nos casos mais avançados e de desconforto aos portadores da doença.

O tratamento é fundamentalmente baseado na cirurgia para retirada das varizes. Porém, o tratamento das varizes tem passado por transformações, com o intuito de tornar o procedimento menos invasivo e com período de recuperação mais curto, para que o paciente possa retornar às suas atividades o mais breve possível.

Dentre as opções terapêuticas que seguem o princípio de menor agressão e retomada das atividades cotidianas quase que imediatamente após a intervenção, vem ganhando destaque o tratamento através de escleroterapia ecoguiada com espuma. A espuma é feita com um esclerosante misturado com ar (ou misturas de gases), e injetada no interior das varizes, sempre sob visão ecográfica, ou seja, a espuma é "guiada" dentro das varizes com auxílio do aparelho de ultra-sonografia.

A injeção visa promover uma inflamação e consequente fechamento da variz tratada, para que não mais conduza sangue e, consequentemente, seja absorvida pelo organismo. Não há necessidade de se aplicar anestesia para execução do procedimento.

Após a aplicação, a paciente pode desempenhar suas atividades imediatamente, sem necessidade de repouso, desde que não exerça atividades físicas ou laborais vigorosas.

Podem ser realizadas mais sessões de aplicação de espuma caso sejam varizes muito volumosas ou em grande quantidade.

Trata-se de método seguro e com bons resultados, desde que indicada por um médico Cirurgião Vascular - que é o profissional capacitado para realizar o diagnóstico das varizes e oferecer a melhor opção terapêutica individualizada para cada paciente.

 Consulte sempre um Cirurgião Vascular para o tratamento das varizes.