Dr. Explica

Voltar

Você conhece os tipos de varizes?

As varizes são diferentes? A resposta é sim, elas podem variar o diâmetro, a coloração, a localização e profundidade entre elas.

As varizes são diferentes?

A resposta é sim, elas podem variar o diâmetro, a coloração, a localização e profundidade entre elas.

As telangiectasias são vasos finos de até 1mm, de coloração avermelhada ou arroxeada localizadas bem próximas da superfície da pele.

As varizes reticulares são veias entre 2 e 3mm, normalmente associadas a telangiectasias, e se localizam um pouco mais profundamente na derme.

As varizes tronculares são varizes tributárias da veia safena, com calibre maior que 3mm localizadas na derme.

Podem estar localizadas em várias regiões do corpo, mais comumente nas pernas e coxas, mas também podemos identificar varizes no rosto, nos ombros, no colo, nas costas e mesmo na região abdominal.

É muito importante caracterizar cada uma das varizes, pois o tratamento pode mudar de acordo com a veia em questão. Para estudarmos as varizes em detalhes, lançamos mão de alguns aparelhos como o eococolorDoppler (ultrassom com Doppler colorido) e os dispositivos de visualização de veias, como fleboscópios e aparelhos de realidade aumentada.

Dessa forma, o Cirurgião Vascular pode escolher qual a melhor opção de tratamento para cada caso, alcançando melhores resultados funcionais e estéticos.

Consulte sempre um Cirurgião Vascular.