Dr. Explica

Voltar

Úlcera Venosa - Causas, Tratamentos e Curativos

A úlcera venosa, também conhecida como úlcera varicosa, é um tipo de ferida que geralmente surge nos membros inferiores (pernas) e indica que a circulação sanguínea não está normal naquela região. Além de prejudicar o corpo no nível estético, essa ferida (ou feridas) também causa dor, inchaço e apresenta dificuldades de cicatrização. Está enfrentando o problema? Então fique com a gente para entender mais sobre o que é, quais são as causas e qual é o tratamento para a úlcera venosa.

Úlcera Varicosa

O que são Úlceras Venosas (varicosas)?

Esse problema geralmente surge como um agravamento das varizes: o sangue tem dificuldade em voltar para o coração, acumula-se nos membros inferiores e acaba ocasionando o rompimento de algumas veias.
A partir desse momento, é possível notar o surgimento de feridas, inchaço na perna e escurecimento da pele.
Esse tipo de úlcera pode acontecer em qualquer idade, causando grande desconforto e até incapacidade de movimentos, afetando diretamente a qualidade de vida do paciente.


Como surgem as úlceras venosas?
Conforme já vimos, as úlceras venosas são um sinal de que a circulação sanguínea está com problemas para fazer o seu trabalho naquela região do corpo.
Com a circulação prejudicada, o sangue não consegue transportar quantidades suficientes de oxigênio e nutrientes para o local, deixando a pele mal nutrida e vulnerável.
O surgimento da úlcera é a evolução do quadro para uma condição crônica do problema. Se não tratada, a úlcera varicosa pode aumentar e causar infecção.
As principais causas desse problema, que é mais comum em mulheres, são:

  • Varizes
  • Sobrepeso
  • Hábito de fumar
  • Gestação (por causar pressão nas pernas)
  • Sedentarismo
  • Atividades que exigem muitas horas seguidas em pé
  • Trombose venosa profunda

Características / Sintomas?
Os sintomas da úlcera venosa são bastante característicos. Geralmente, o primeiro sinal a ser notado é a mudança de coloração da pele, que pode ficar roxa ou vermelho escura na região afetada (essa cor indica que há vazamento de sangue no local).
Se o paciente não buscar tratamento, uma úlcera pode se formar, causando dor e inchaço nas pernas. Caso haja infecção, a ferida ainda pode apresentar odor e pus.
Caso tenha notado os primeiros sinais de uma úlcera venosa tomando forma em sua perna, procure atendimento médico o mais rápido possível. Isso pode evitar a formação da úlcera.
Caso ela já tenha se formado, também é importante tratá-la com agilidade, já que feridas menores tendem a cicatrizar mais rápido.


Tratamentos
O tratamento para úlcera venosa é orientado por um médico especialista e pode ser feito através de:


Elevação das pernas
Ficar de repouso com as pernas para cima estimula o retorno sanguíneo. Essa posição pode ser recomendada para que a circulação favoreça o caminho de volta do sangue ao coração, evitando que ele continue se concentrando nos membros inferiores.


Bandagem compressiva
A compressão da área afetada estimula a circulação do sangue e reduz o inchaço da perna. Esse é um tipo de tratamento que dissocia o sangue parado e evita o surgimento de novas feridas.

Curativo para úlcera venosa:
Por último, temos o curativo para úlceras varicosas, um dos tratamentos mais utilizados para esse tipo de quadro. Mas, cuidado: se mal feito, o curativo pode retardar o tratamento.


Aprenda abaixo como deve ser feito o curativo para úlcera venosa.

Curativo:

  • O curativo para úlcera venosa precisa ser feito diariamente, sempre com muita higiene antes, durante e após o procedimento.
  • Nesse momento, é importante que você siga todas as orientações dadas pelo médico, de forma a garantir um curativo que permita a oxigenação, estimular a cicatrização e manter a umidade na região.
  • De modo geral, o curativo caseiro pode ser feito da seguinte forma:
  • Com o auxílio de luvas descartáveis, apoie o pé do paciente sobre um recipiente como uma bacia (de preferência coberta por saco plástico);
  • Lave a região com soro fisiológico ou água filtrada. Depois, passe suavemente gazes embebidas nesses líquidos sobre a região, até que a ferida fique bem limpa;
  • Com o local bem higienizado, chegou a hora de usar uma nova gaze no local. Coloque-a sobre a úlcera e faça uma atadura com o auxílio de fita adesiva ou esparadrapo.

Prevenção:
Como as úlceras varicosas são decorrentes das varizes, não há como preveni-las. Porém, algumas mudanças no estilo de vida podem retardar o seu aparecimento:

  • Mantenha uma agenda diária de exercícios físicos
  • Mantenha uma alimentação equilibrada
  • Não fume
  • Faça caminhadas

    Conforme vimos ao longo do artigo, a úlcera venosa não é sinal de uma doença séria, mas precisa ser tratada rapidamente para não afetar a qualidade de vida do paciente.

Que tal marcar uma consulta para analisarmos o seu caso de perto? O Hospital Vascular de Londrina tem mais de 15 anos de experiência e já tratou muitos casos como o seu.

Clique aqui e fale com a nossa equipe!
Esse tipo de úlcera pode acontecer em qualquer idade, causando grande desconforto e até incapacidade de movimentos, afetando diretamente a qualidade de vida do paciente.

Autor: Hospital Vascular de Londrina